Aspectos administrativos e contábeis de fundos de pensão e gestão atuarial marcam segundo dia de curso na Mútua


Gazoni: Gestão Atuarial – Precificação do Passivo
 

Abrindo a programação desse segundo dia do I Curso de Formação de Dirigentes de Entidades Fechadas de Previdência Complementar, treinamento realizado pela Mútua em parceria com a Escola Nacional de Previdência Complementar e Saúde (ENAPS), os participantes do treinamento acompanharam o módulo de gestão atuarial, que se destina a analisar, entre outras questões, as modalidades de planos de benefícios, legislação que rege as obrigações atuariais das EFPC, as principais premissas atuariais e os estudos de aderência e convergência, regimes financeiros, influência das hipóteses e a sensibilidade nos resultados, avaliação atuarial e o plano de custeio do plano de benefícios. Todos esses pontos foram elencados e dissertados pelo diretor da GAMA – Consultoria e Associados, Antonio Fernando Gazoni.

O secretário adjunto da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar do Ministério de Previdência Social, José Edson da Cunha Júnior, está abordando, na tarde dessa quinta-feira (23), as estruturas administrativas das EFPC, plano de gestão administrativa, competências dos órgãos de governança no custeio administrativo, estrutura das contas patrimoniais, estrutura das contas de resultados, pareceres dos conselhos, entre outros assuntos. Esse é o módulo destinado ao estudo dos aspectos administrativos e contábeis de fundos de pensão.

Muito elogiado pelos participantes, o curso tem a finalidade de agregar à formação desses profissionais os principais conceitos fundamentais da Previdência Complementar, com ênfase no segmento fechado – Fundos de Pensão – e prepará-los com embasamento técnico para o exercício das atividades de gerenciamento das entidades. Para o diretor de benefícios da Mútua, Ricardo Antonio de Arruda Veiga, o curso é de extrema importância para a Mútua neste momento. “Um curso de alto nível, com conteúdo bastante abrangente e a experiência dos especialistas é muito boa para o nosso aproveitamento. Esse curso é de grande relevância para esta fase em que estamos implantando o PrevMútua”, avaliou.

 

Fonte: Acme/Mútua

Foto: Acme/Mútua

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.