Confea participa de simpósio sobre saúde e segurança do trabalhador da indústria da construção

O gerente regional do Centro-Oeste, eng. civ. Jary Castro, representa o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia na primeira edição do Simpósio de Saúde e Segurança do Trabalho, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Contricom).

O evento, que está sendo realizado nesta terça e quarta-feira (7 e 8) no Centro de Treinamento Educacional (CTE) da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) em Luziânia (GO), comemora as duas décadas da Norma Regulamentadora 18 e contextualiza o passado, presente e futuro das ações pós-publicação da norma pelo Ministério do Trabalho. De 4 de julho de 1995, a NR 18 é a norma que dispõe sobre saúde e segurança e sua implementação no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

Segundo o gerente do Confea, a realização do evento ganha destaque porque aborda as responsabilidades de todos os setores envolvidos com a saúde e segurança do trabalhador. "Estão participando representantes dos três setores: laboral, patronal e governo. Ter todas as áreas representadas é muito importante para o avanço dos debates", afirmou Jary Castro que durante sua exposição no simpósio falou da atuação do Sistema Confea/Crea e Mútua em prol da aplicabilidade das medidas de segurança do trabalho e convidou os participantes a integrarem essa iniciativa. "Temos 27 Creas em todo o Brasil. Busquem se aproximar do Sistema a fim de trabalharmos cada vez mais em parceria e pela redução do número de acidentes", concluiu.

Histórico

Nos anos 40, alguns aspectos relacionados à segurança e medicina do trabalho no Brasil já eram disciplinados, porém de modo superficial. Em função dos métodos de trabalho e do avanço da tecnologia, a Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho deu início em 1994 ao processo de revisão do assunto.

Um dos principais avanços é a obrigatoriedade de elaboração pelas empresas do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT). Sua implementação permite um efetivo gerenciamento do local de trabalho e do processo produtivo e de orientação aos trabalhadores.

 

Fonte: Confea

Foto: Confea

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.