Plano de Mobilidade de Manaus deve ser concluído em julho, diz Prefeitura

Nove audiências para apresentação de sugestões foram realizadas. Plano apresentará as diretrizes para os próximos 20 anos

O documento que reúne propostas para o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) deve ser concluído no mês de julho, segundo informou a Prefeitura. Ao todo, nove audiências públicas para apresentação de sugestões foram realizadas em diversas zonas da capital, com o objetivo de solucionar problemas de mobilidade urbana.

De acordo com o  Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), técnicos da Prefeitura de Manaus, que coordenaram as reuniões, deram início a uma revisão para adequação do texto final. Após a edição das informações, o plano deve ser enviado à Câmara Municipal de Manaus.

O direcionamento do Plano prioriza a diminuição da necessidade de viagens motorizadas e repensa a circulação de veículos.
 Além das audiências públicas realizadas no período de 1 a 10 de junho em todas as zonas da cidade, acadêmicos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam) também participaram com sugestões. Houve ainda uma reunião exclusiva para ciclistas.

Entre as principais sugestões apresentadas constam a implantação do projeto cicloviário com o compartilhamento das vias entre bicicletas e veículos motorizados; construção de novos terminais de integração; ampliação dos corredores de ônibus; implantação de novas tecnologias para o controle de tráfego e informação aos usuários.

Segundo o diretor presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins, o Plano de Mobilidade Urbana apresentará as diretrizes para os próximos 20 anos para a cidade de Manaus.

"O plano vai criar uma sequência de obras de infraestutura e de políticas públicas para que essas medidas possam ser adotadas ao longo dos próximos anos. Nós ouvimos a população, os setores organizados da sociedade, agregando todas as ideias e todos os pontos de vistas diferentes de quem caminha, de quem pedala, de quem dirige e de quem anda de ônibus, principalmente", disse.

PlanMob
O PlanMob Manaus é um instrumento da política de desenvolvimento urbano que contém diretrizes, programas, ações e projetos voltados a garantir acesso amplo e democrático às oportunidades que Manaus disponibiliza, por meio do planejamento da infraestrutura de mobilidade urbana, dos meios de transporte e seus serviços, provendo condições adequadas à mobilidade da população e da logística de distribuição de bens e serviços.

Desde novembro de 2014, foram realizadas reuniões com os órgãos municipais diretamente envolvidos com a elaboração do PlanMob Manaus, com a participação de gerentes e técnicos da SMTU, do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Reuniões com representantes da sociedade organizada para ouvir sugestões para a elaboração do PlanMob foram realizadas entre novembro de 2014 e janeiro de 2015. Participaram das audiências setoriais as seguintes instituições: Associação Comercial do Amazonas (ACA), Associação dos Docentes da Universidade do Amazonas (Adua), Clube dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Sinetram), Sindicato da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-Am), Sest-Senat, Suframa, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), Professores da Ufam, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e taxistas.

 

Fonte: G1

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.