Crea-RJ vai treinar engenheiros para elaborar laudos de vistoria de instalações de gás


O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura no Rio de Janeiro (Crea-RJ) vai iniciar um ciclo de treinamentos para profissionais da engenharia a fim de esclarecer os principais pontos da lei que obriga a inspeção de segurança nas instalações de gás, que foi recentemente regulamentada no Estado. O primeiro treinamento será destinado apenas às empresas de engenharia e acontecerá no dia 24 de junho, com o Workshop Inspeção de Segurança nas Instalações de Gás.
O evento contará com a presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento do Estado, do Corpo de Bombeiros, da CEG, do Inmetro e da Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio. Em uma segunda etapa, este mesmo treinamento será oferecido a técnicos e engenheiros.
O objetivo é tirar dúvidas sobre todos os equipamentos que devem ser inspecionados e atender a demanda por profissionais da engenharia para elaborar os laudos técnicos de vistoria de instalações de gás.  O evento acontecerá na sede do Crea-RJ, no centro do Rio, e em todo o Estado por meio das Inspetorias do Conselho. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo e-mail: sheila.gutierrez@crea-rj.or.br. No título do e-mail, incluir: Curso de vistoria de instalação de gás domiciliar. Mais informações:(21) 2179-2087.

Lei estadual
A Lei Estadual nº 6.890, de 18 de setembro de 2014, que foi regulamentada em 1º de junho de 2015, determina a inspeção de segurança nas instalações de gás canalizado e em botijões nas residências e imóveis comerciais do estado do Rio de Janeiro. A vistoria nas instalações de gás deverá ser feita pelos donos de imóveis por meio de empresas cadastradas nas concessionárias de gás do Estado. Somente estas empresas – que deverão estar aprovadas pelo Inmetro e registradas no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio (Crea-RJ) – poderão emitir o laudo e o selo de segurança obrigatórios pela Lei. Entretanto, as instalações poderão ser inspecionadas por qualquer técnico ou engenheiro civil ou mecânico habilitado e registrado no Crea-RJ. 
Os imóveis novos, em construção, serão vistoriados pelas próprias concessionárias Ceg e Ceg Rio – empresas do grupo Gas Natural Fenosa – e deverão receber, junto com o Habite-se, o laudo e o selo que atestam a segurança das instalações de gás.
“Apesar de independente, esta lei vem agregar à Lei de Autovistoria a segurança dos imóveis e seu entorno. O Crea-RJ está atuando em uma coordenação conjunta com as concessionárias, o Inmetro e o Governo do Estado, para fazer com que se cumpra a lei. Certamente a população só tem a ganhar com ela”, afirma o vice-presidente do Conselho, Rogério Salomão.
Os donos de imóveis têm, a contar da data em que a lei entrou em vigor (18/03/2015), cinco anos para fazer a vistoria de gás. Mas para agilizar o cumprimento da lei, a partir do final de 2015 as concessionárias de gás vão começar uma programação por bairros para iniciar o processo de vistoria.

Fonte: http://www.jb.com.br

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.