Mútua participa da 3ª Reunião dos Presidentes dos Creas do Nordeste



Presidentes dos Creas Nordeste e os diretores da Mútua

Nos dias 5 e 6 (sexta e sábado) foi realizada a 3ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste, na Sede do Crea-PB, em João Pessoa (PB). Participaram dos trabalhos os presidentes de Creas – Giucélia Figueiredo (Crea-PB), Paulo Roberto Ferreira(Crea-PI), Marco Antônio Araújo (Crea-BA), Fernando Dacal Reis (Crea-AL), Evandro A. Carvalho (Crea-PE), Modesto F. S. Filho (Crea-RN) e Arício Resende (Crea-SE) – e os diretores da Mútua Cláudio Calheiros (diretor-presidente) e Antônio Salvador da Rocha (diretor de Tecnologia).

Para a presidente do Crea-PB, o encontro foi de grande importância, pois foram feitas importantes reflexões pelos presidentes dos Creas da Região Nordeste: “Não devemos perder a oportunidade de analisar esse novo momento que vivemos, e que pede ainda mais que as instituições estejam à serviço dos profissionais e da população. Uma nova cultura esta sendo construída na nossa sociedade, como também uma nova Engenharia, e precisamos estar inseridos nisso”. Coordenador dos Creas do Nordeste, Paulo Roberto Ferreira (Crea-PI) destacou que esse encontro serviu para que haja um alinhamento do discurso dos presidentes antes do encontro que irá reunir todos os presidentes dos Creas do Brasil. “Por termos aproximadamente o mesmo tamanho, e passarmos por problemas semelhantes, podemos nos ajudar. É interessante esse encontro para que possamos encaminhar a mesma proposta no encontro nacional”.

Palestra e debate

No primeiro momento da 3ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas Nordestes aconteceu a palestra intitulada “Mecanismos de Fiscalização e Monitoramento das Obras” ministrada pelo auditor de Contas Públicas – Chefe da Assistência Técnica do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), Ed Wilson Santana. Sobre a sua participação no evento, o auditor destacou a parceria entre o tribunal e o Crea-PB: “Recebemos muito bem o convite de participar desse encontro que reúne os presidentes do Creas, e em especial, temos uma parceria muito positiva com o Conselho da Paraíba. Aqui fiz uma explanação sobre como o sistema funciona, e o nosso objetivo, similar ao dos Conselhos, é de que as obras públicas sejam realizadas de uma forma célere e com um preço justo para a sociedade”. No final da explanação sobre o sistema de fiscalização do TCE-PB, os presidentes dos Creas do Nordeste fizeram questionamentos e trocaram ideias e opiniões sobre auditorias, e a forma de atuação do tribunal.

Os presidentes dos Creas ainda trataram de assuntos que envolveram demandas internas de cada Conselho, e a sua relação com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).


À mesa de condução dos trabalhos: Giucélia Figueiredo, presidente do Crea-PB, Paulo Roberto Ferreira, presidente do Crea-PI e coordenador dos Creas Nordeste, e Arício Resende, presidente do Crea-SE e coordenador adjunto dos Creas Nordeste

 

Fonte: Crea-PB

Fotos: Crea-PB

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.