Mútua passa pelo estágio 1 da auditoria da ISO 9001


Reunião de abertura da auditoria externa da ISO 9001

A Mútua recebeu, nessa quarta-feira (27), a visita da auditora Gisela Garcia Moura, do órgão certificador SGS, para aplicação do estágio 1 da auditoria externa para avaliação da aplicação das normas da ISO 9001 nas rotinas da Instituição. Nesta primeira etapa foi realizada a análise documental para verificar se o Sistema de Gestão da Qualidade da Mútua foi planejado em conformidade com todos os requisitos da Norma.

Pela manhã foi realizada reunião de abertura com a presença do diretor de Tecnologia, engenheiro eletricista Antonio Salvador da Rocha (representante da Direx no Comitê de Qualidade), do diretor financeiro, técnico em Edificações Lino Gilberto da Silva, do assessor da presidência Cláudio José Monteiro Rêgo, do consultor da Empresa Focus, administrador de empresas Eduardo Oliveira, de gestores e de representantes dos setores da Mútua.

"Esta primeira etapa da auditoria foi muito produtiva e as não conformidades apontadas são fáceis de serem sanadas. Tudo isso será informado aos colaboradores em reunião na segunda-feira (1º), quando será reforçada a necessidade de uma revisão geral dos procedimentos, dos documentos e das atividades gerais de cada um. Já estamos, aos poucos, sentindo os efeitos da implantação das normas da ISO 9001 e, em seis meses ou um ano, acredito que essa percepção será ainda mais nítida", ressaltou o diretor Salvador.

Na sequência da programação, a auditora visitou as instalações da Mútua e, posteriormente, reuniu-se com o assessor Cláudio e o consultor Eduardo para a análise efetiva do Sistema de Gestão da Qualidade da Mútua. Cláudio avalia que o resultado final dessa primeira etapa foi positiva. “A auditora designada para examinar a aplicação das Normas da ISO na Mútua se mostrou bastante exigente e crítica. Isso é bom, pois quanto mais detalhista e preparada for a auditoria, mais credibilidade terá nossa certificação. O relatório dessa primeira fase apontou as situações críticas e os pontos de conformidade. A análise da auditora mostrou que temos condições de conseguir a certificação ISO 9001”, esclareceu ele.

Próximos passos

Os pontos em desacordo levantados pela auditora serão debatidos na próxima segunda-feira (1º), às 10h, em reunião com o Comitê da Qualidade e colaboradores da Sede. Serão elencadas as questões pendentes para adequação.

 O estágio 2 da auditoria externa deverá acontecer no início de julho, quando a auditora retornará à Sede para inspeção em todos os setores da Mútua, procedendo com a análise dos processos. Nesta fase, algumas Caixas também passarão pela auditoria.


A auditora Gisela com o ouvidor da Mútua, Luzimar Pereira, em visita à CRM

 

Fonte: Acme/Mútua

Fotos: Flávio Mottola (Acme/Mútua)

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.