Fiscalização na mineração será foco do Encontro Nacional da Geologia e Engenharia de Minas

Orientações sobre fiscalização na mineração será um dos motes do Encontro Nacional da Geologia e Engenharia de Minas. “A expectativa é proporcionar discussão para fornecer meios aos conselheiros de atuarem melhor na orientação e fiscalização na mineração, além de contribuir mais em sua área de atuação, seja no campo, na indústria ou no ensino e pesquisa”, afirma o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas (CCEGM), Eng. Minas José Margarida da Silva.
O Encontro Nacional da Geologia e Engenharia de Minas será realizado entre os dias 13 e 15 de maio, no Rio de Janeiro, no Centro de Convenções Sulamérica. Marco Regulatório da Mineração, tecnologia mineral, fiscalização, formação e atribuição profissional de técnicos, tecnólogos, geólogos e engenheiros de minas são temas que permearão as discussões do encontro. “Deveremos ter o deputado federal presidente da comissão que discute o Marco Regulatório da Mineração [Gabriel Guimarães (PT/MG)], além de membros das Comissões de Educação e Atribuição Profissional do Confea e dos Creas, professores, profissionais e pesquisadores”, destaca José Margarida.
O Encontro Nacional da Geologia e Engenharia de Minas, cuja realização foi aprovada por meio de Decisão Plenária, será realizado paralelamente ao Encontro Nacional da Engenharia Elétrica e ao Encontro Nacional da Engenharia Mecânica e Metalúrgica. Os três eventos serão promovidos pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, nos dias 13, 14 e 15 de maio, no Rio de Janeiro.
Os encontros por modalidade iniciaram-se em 2013, quando foi realizado o Encontro Nacional da Agronomia. Em 2014, foi a vez da Engenharia Civil e da Engenharia Química. Agora em maio de 2015, três vertentes da Engenharia terão seus encontros nacionais.
Os Encontros debaterão valorização profissional, ética, melhoria da fiscalização, reconhecimento da sociedade, integração das classes profissionais, formação e educação, legislação e projetos de lei que afetam o exercício das profissões. Ao final dos trabalhos, cada Encontro terá como produto uma Carta.

Fonte: Confea

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.