Sistema Confea/Crea e Mútua lança 72ª Soea em Fortaleza


Dispositivo de honra

O lançamento da 72ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) levou cerca de 300 pessoas ao Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, na noite dessa quinta-feira, 23. Entre as autoridades, o secretário adjunto de Infraestrutura do estado, Antônio José Câmara Fernandes, e o diretor do Instituto de Planejamento de Fortaleza, Mário Fracalossi, marcaram presença ao lado das lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, como José Tadeu da Silva, Victor César da Frota Pinto, e Cláudio Calheiros, respectivamente presidentes do Conselho Federal (Confea), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), e da Mútua, Caixa de assistência.

Todos acompanharam a projeção do vídeo convidando para a 72ª Soea que será realizada de 15 a 18 de setembro próximo, no mesmo Centro de Eventos, o lançamento do selo e do carimbo alusivos à Semana, e do site oficial do evento.

As boas vindas do anfitrião e o anúncio da ExpoFitec

Para o anfitrião, Victor César, a quarta vez em que a Soea será realizada em Fortaleza – a última foi em 1996 – “tem o significado especial de acontecer no momento em que se destaca a necessidade de discutir mudanças no ensino e na formação superior visando a valorização do mestre e do formando”.

Dando as boas vindas, Victor saudou a todos na pessoa de José Osvaldo Fonseca, 95 anos, o engenheiro civil e eletrotécnico com 65 anos de registro no Crea-CE e anunciou que a Semana em Fortaleza terá uma novidade: “a realização da ExpoFitec, uma feira com produtos tecnológicos que dará uma feição moderna à tradicional Soea”. Para ele, “inovação e moderninade é o que o Sistema Confea/Crea vivencia”.

Parceria que agrega valor


Calheiros e Haroldo Aragão, diretor regional dos Correios
 

Cláudio Calheiros, por sua vez, destacou a parceria que Mútua e Confea vêm intensificando nos últimos anos. Para ele, a Soea “é uma oportunidade ímpar para que a Mútua divulgue seus produtos junto aos profissionais do Sistema e participe das discussões sobre a valorização dos profissionais e das instituições”. O presidente da caixa de assistência, também falou da realização do Contecc (Congresso Técnico Científico) que terá sua segunda edição na Soea de Fortaleza. “Uma experiência que agrega valor à Semana”. Calheiros conclamou as lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua a se mobilizar e trazer profissionais e estudantes a participar da Semana. Para ele, “o sucesso depende da nossa mobilização”.

Ceará: seara e celeiro

Antônio José Câmara Fernandes, em nome do governador Camilo Santana, lembrou que “o Ceará é o local ideal para a discussão sobre inovações tecnológicas" e onde há muito a se fazer em com relação aos recursos hídricos do estado. Dirigindo-se aos  participantes do lançamento, afirmou que o tema central da Soea (Sustentabilidade: água, energia e inovação tecnológica) “são os vetores da atualidade” e que “a Semana resultará em boas ideias e iniciativas”. Mário Fracalossi deu as boas vindas de Fortaleza dizendo que a cidade está de braços abertos para o “futuro que a Semana pode sinalizar”.

“Semana reunirá o que a área tecnológica tem de melhor”

Encerrando a cerimônia, José Tadeu da Silva afirmou que “a 72ª Soea reunirá o que a área tecnológica brasileira e internacional tem de melhor no presente e o que projeta para o futuro”. O presidente Tadeu, como é chamado, lembrou da Soea de 1996: “aquela Semana foi marcante para os participantes” e confessou que “naquela época não imaginava que um dia voltaria para Fortaleza como presidente do Confea para lançar a 72ª Soea”.

Para ele, “o evento que é o maior  da engenharia brasileira procura refletir sobre o tema que será a locomotiva que puxará os vagões do desenvolvimento”. José Tadeu afirmou que “a definição do tema central da Semana é a pedra de toque que define e reflete com o que os profissionais da área tecnológica estão preocupados”.

De acordo com Tadeu da Silva, a responsabilidade dos que atuam nas profissões reunidas pelo Sistema Confea/Crea está definida no artigo 1º da lei 5.194, de 1966, que define como ações de interesse social e humano as atividades dos engenheiros e agrônomos. “Por aí passa a sustentabilidade que reflete o exercício profissional; sustentabilidade econômica social e ambiental. A água é a fonte da vida, e a sustentabilidade é garantia da vida que está na agua, fonte de energia e riqueza de um país”, completou. 

Destacando que água e energia são itens obrigatórios na pauta dos governos de todos os países, o presidente do Confea afirmou que “água e energia são temas que precisam ser pensados, discutidos por essa massa de profissionais que o compõem  o Sistema – cerca de um 1,2 milhão e mais de 1,2 mil empresas".

Ao projetar o sucesso da 72ª Soea, José Tadeu falou da “certeza que como em 1996, a Soea de 2015 será marcante e uma das mais participativas já realizadas”.

Direx da Mútua prestigia solenidade

Os demais diretores executivos da Mútua, Ricardo Antonio de Arruda Veiga (diretor de Benefícios), Lino Gilberto da Silva (diretor financeiro), Luiz Alberto Freitas Pereira (diretor administrativo) e Antonio Salvador da Rocha (diretor de Tecnologia) também prestigiaram o lançamento da 72ª Soea. Também presente, o superintendente da Mútua, Paulo Roberto de Queiroz Guimarães.

Dispositivo de honra

O dispositivo de honra da cerimônia de lançamento da 72ª Soea foi composto pelos presidentes do Confea, José Tadeu da Silva, do Crea-CE, Victor Cesar da Frota Pinto, da Mútua, Cláudio Calheiros, e do Crea-BA, Marco Antonio Amigo, que, na condição de coordenador do Colégio de Presidente, representou os dirigentes dos demais Creas. Antônio José Câmara Fernandes e Mário Fracalossi, respectivamente, secretário adjunto de Infraestrutura do Ceará, e do Instituto de Planejamento de Fortaleza, representaram o governador Camilo Santana e o prefeito Cláudio Roberto. O conselheiro federal Mário Amorim e os coordenadores do Colégio de Entidades Nacionais, Jorge Ney Brito, e de Câmaras Especializadas de Agrimensura, Francisco de Sales Vieira de Carvalho, completaram o dispositivo.

Selo e Carimbo reproduzem logomarca

A obliteração do Carimbo foi feita pelo diretor regional dos Correios, Haroldo Aragão, e é uma das tradições da Semana. Juntamente com o carimbo, um selo será aplicado nas correspondências do estado em 2015. Para Haroldo, as peças que reproduzem a logomarca da 72ª Soea, “representam mais que a cultura do povo do Ceará, representa a alma de todos os profissionais da área tecnológica que participam do desenvolvimento do país”.

www ponto com

No site da 72ª Soea, www.soea.org.br, criado para ser fonte de informações e consultas para os mais de quatro mil participantes esperados, é também por onde serão feitas as inscrições. As cinco primeiras já foram realizadas, são do governador Camilo Santana, do presidente do Confea,  José Tadeu da Silva, do presidente do Crea-CE, Victor Cesar da Frota Pinto, de Cláudio Calheiros, presidente da Mútua, e de Antonio José Câmara Fernandes, secretário adjunto de Infraestrutura do Ceará.

Reconhecimento e homenagem


Victor Frota, José Tadeu e Thereza Neumann

Thereza Neumann Santos de Freitas, presidente do Senge-CE (Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará), quebrou o protocolo da cerimônia de lançamento da 72ª Soea ao entregar uma placa em reconhecimento pelo trabalho que os presidentes do Confea e do Crea-CE, José Tadeu da Silva e Victor César Frota Pinto têm desenvolvido à frente das entidades.

“Sustentabilidade: Água, Energia e Inovação Tecnológica” é tema central da programação

Da programação da 72ª Soea – elaborada com base no tema central “Sustentabilidade: Água, Energia e Inovação Tecnológica” – constam o Contecc 2015 (Congresso Técnico e Científico), com trabalhos elaborados por estudantes, professores, pesquisadores e cientistas de todo o país e que este ano terá como parceira a Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores). Mesas redondas, debates e mini-cursos sobre formação, atuação,  legislação e fiscalização profissional, empreendedorismo e meio ambiente, modernização do ensino superior das engenharias e sobre o desenvolvimento tecnológico nacional, também estão programados.

A ExpoSoea, com estandes mostrando os serviços e produtos oferecidos pelos Creas e pela Mútua, e a ExpoFitec com a mostra de produtos tecnológicos desenvolvidos por empresas, completam a programação elaborada.


Autoridades do Estado e dirigentes do Sistema compareceram ao lançamento

 

Fonte: Confea

Fotos: Confea e Crea-CE

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.