Na próxima semana, Confea realiza Seminário Nacional de Ética Profissional

Os membros da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) do Confea, integrantes do GT-Ética, e coordenadores e assistentes das comissões de ética em todo o país participam, nas próximas segunda e terça-feira do Seminário Nacional de Ética Profissional do Sistema Confea/Crea e Mútua. O objetivo do evento é debater o fluxo dos processos, e buscar caminhos que encurtem prazos, ao mesmo tempo em que obedeçam ao rigor das normas. Ao final do encontro, serão consolidadas as propostas e sugestões que os participantes apresentarem ao longo dos dois dias de trabalho.
“Estou considerando essa programação uma das mais completas que nós já fizemos”, avalia o coordenador da Ceep, conselheiro federal Paulo Viana. Segundo ele, durante os trabalhos, o fluxo do processo ético será analisado com objetivo de legalmente reduzir os prazos de andamento. “Espero um Seminário produtivo, com resultados que acelerem nosso dia a dia”, completa Viana. 
Segundo o coordenador da Coordenadoria Nacional das Comissões de Ética dos Creas (CNCE), Jovanilson Faleiro de Freitas, o seminário contribui para dar continuidade ao processo de aprimoramento da interface entre os Creas sobre o tema. “Identificamos que os problemas éticos surgem do desconhecimento do profissional em relação à legislação, às reponsabilidades e penalidades. O seminário é a oportunidade de reunir os assessores da Comissão de Ética para essa discussão, para depois atuarem como multiplicadores deste conhecimento nos Regionais”, esclarece.
Durante a programação do primeiro dia do Seminário, serão realizadas duas palestras. A primeira, sob o tema “Ética profissional: base estrutural para a valorização profissional e o reconhecimento social do Sistema”, será ministrada pelo procurador-chefe do Crea-SC, Claude Pasteur. Engenheiro eletricista, Claude ingressou no Crea em 2000, e já atuou como chefe de gabinete, superintendente, ouvidor e assessor de convênios. Em 2010, publicou o livro “Comentários à Lei nº 5.194/66”, do qual foram impressas três edições.
A outra palestra, “Processo Ético-disciplinar da OAB”, será ministrada pelo conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil Bruno Espiñeira Lemos. Bruno é advogado criminalista, mestre em Direito e especialista em Direito Penal e Processo Penal. Bruno é também professor do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e membro efetivo do Instituto de Advogados do Distrito Federal (IADF).

Fonte: Confea

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.