EaD SENAR ensina técnicas modernas e eficientes para melhorar a produtividade e qualidade do rebanho suíno

“Uma oportunidade única para suinocultores”. Assim, a médica veterinária Karina de Carvalho e Silva” define o Programa de Capacitações Tecnológicas em Suinocultura disponível no portal de educação a distância do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ). O programa oferece dois diferentes cursos  gratuitos, na modalidade a distância e com matrículas abertas: Assuntos Gerais em Suinocultura e Produção na Suinocultura. Os interessados só precisam acessar o portal http://ead.senar.org.br/cursos para fazer a matrícula.
O  Brasil é o 4º maior exportador mundial de carne suína. Em 2014, o suíno vivo bateu recordes históricos de preços no País e os produtores exportaram mais de  US$ 1,5 bilhão, um crescimento de 16,9% em relação ao ano anterior. Agora, em 2015, mesmo atravessando um momento de incertezas, a expectativa é de que o mercado de suínos continue aquecido, com baixos custos de produção e preços remuneradores para os suinocultores. O cenário é positivo mas, entre outras questões, esbarra na falta de profissionais com formação adequada.
“A mão de obra técnica qualificada na área é muito escassa”- afirma Karina. Ela é uma das tutoras dos cursos da EaD SENAR e, com a experiência de quem atua há mais de dez anos no setor, afirma: “Esses cursos do SENAR vieram a calhar, porque a suinocultura é uma área muito carente de profissionais com formação específica. O fato de ser a distância facilita bastante, já que, normalmente,  o profissional não tem tempo de parar suas atividades pra fazer um curso presencial”. 
Oportunidade rara
Segundo Karina, poucas faculdades contam com professores que tenham de fato experiência na produção de suínos. “Por isso a maioria dos agrônomos e técnicos não tem conhecimentos adequados”. Reforçando o argumento, a veterinária relata a triste experiência de um de seus alunos na EaD SENAR. “Ele tinha uma granja com uma empresa integradora e teve que fechar porque não encontrava mão de obra qualificada pra trabalhar com ele. Durante o curso, viu quantos erros havia cometido por falta de orientação técnica”.
Voltados para pessoas do meio rural com experiência e formação na área de Ciências Agrárias, os dois cursos de suinocultura disponíveis no portal de educação a distância do SENAR são gratuitos.  “Eles mostram o que existe de mais atual e moderno na suinocultura brasileira, como técnicas de manejo, gestão  de qualidade  em toda a cadeia produtiva e, abordam, inclusive, a questão do bem estar animal, um tema muito atual” – informa Karina. “Para os profissionais da área, eles são uma oportunidade rara”.
Os cursos do programa de capacitação tecnológica em suinocultura são independentes. O profissional pode escolher apenas um ou, se preferir, fazer os dois. Cada um tem uma carga horária de 40 horas com videoaulas apresentadas por especialistas, atividades individuais e atividades em grupos, por meio de fóruns e chats. Essas últimas opcionais. Além dos cursos de  suinocultura, a EaD SENAR está oferecendo também capacitações tecnológicas em sete outras áreas: heveicultura, silvicultura, floricultura, ovinocultura, piscicultura, bovino de leite e bovino de corte.

Fonte: SENAR

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.