Posse solene do presidente do Crea-AM e dos diretores regionais da Mútua-AM é prestigiada por diretores executivos da Mútua


Antonio Salvador, diretor de Tecnologia da Mútua, Antonio Joaquim do Espiríto Santo Oliveira, diretor financeiro da Mútua-AM, Cláudio Calheiros, diretor-presidente da Mútua, José Tadeu, presidente do Confea, Amarildo Almeida de Lima, diretor administrativo da Mútua-AM, e Teishin Guenka, diretor geral da Mútua-AM, durante a solenidade de posse na noite dessa quinta-feira

O engenheiro civil Cláudio Guenka foi empossado na noite de ontem (19) como o oitavo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM). Em seu discurso, destacou o trabalho dos conselheiros e servidores da autarquia, enfatizando que os desafios serão enfrentados com muito trabalho e responsabilidade.

Os diretores executivos da Mútua, engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros (diretor-presidente) e engenheiro eletricista Antonio Salvador da Rocha (diretor de Tecnologia) prestigiaram a solenidade.

Mútua e conselheiros federais

Durante a solenidade realizada na noite de ontem, também foram empossados os diretores da Mútua Amazonas: Teishin Guenka, que assume a Diretoria geral do órgão, Amarildo Almeida de Lima, o novo diretor administrativo da regional, e Antônio Joaquim do Espírito Santo Oliveira, diretor financeiro. Os conselheiros federais Afonso Ferreira Bernardes e Wagner Ornellas Lopes, titular e suplente, respectivamente, também tomaram posse.

Representando o governador José Melo (PROS), a secretária estadual de Infraestrutura, Waldívida Alencar, salientou a parceria entre o Governo e a autarquia. “O Governo do Estado está à disposição do CREA e estaremos de portas abertas, porque quando trabalhamos unidos, não ganha a secretária, não ganha o Governo, ou a Prefeitura, mas sim toda a população do Amazonas”, afirmou em discurso. “Quis prestigiar meu colega engenheiro e presidente do CREA, Cláudio Guenka, que se mostrou uma pessoa muito competente; disputamos a eleição (para o conselho, em 2014), foi uma honra ter participado desse processo e quero dizer que não vou te acompanhar porque já estou te acompanhando”, acrescentou, homenageando o novo presidente do conselho com o livro “O Doador”.

O prefeito de Manaus, Arhtur Virgílio Neto, durante a solenidade com participação de mais de 260 convidados no auditório Gilberto Mendes de Azevedo, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Centro da capital, declarou que, diante do cenário econômico atual no País, o setor da Construção Civil, em especial, terá de usar muita criatividade e articulação. “Hoje, há um alto estoque de imóveis no Estado, sem compradores, e a Construção Civil é um grande gerador de empregos; diante do cenário atual, será necessário usar muita criatividade, inteligência e de articulação com os Poderes e a iniciativa privada; vejo essas qualidades no engenheiro Cláudio Guenka”, afirmou Arthur.

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva, também mencionou a fase difícil que o País atravessa hoje. “Estamos em um momento de crise, mas a Engenharia e Agronomia são setores que estão prontos para colaborar e dar uma resposta efetiva ao Brasil”, comentou. Ele ressaltou ainda que o setor responde por aproximadamente 70% do PIB brasileiro, por meio dos mais de 1,2 milhão de profissionais e 200 mil empresas de Engenharia, Agronomia e demais áreas contempladas pelo sistema Confea/CREA. “Queremos ajudar o País, mas sem perder de vista a nossa missão, desenvolvida com todos os Crea’s, que é de fiscalizar e não permitir, em todo território nacional, nenhuma atividade ou empreendimento na área sem que seja realizado por um profissional devidamente habilitado para essa finalidade, e com isso trabalhamos na proteção de toda a sociedade”, completou.

Novo presidente

Cláudio Guenka é engenheiro civil, formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Em sua trajetória profissional exerceu cargos como o de superintendente de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf); o de presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Amazonas (Aeaa); diretor geral da Mútua, a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea; coordenador técnico do Crea-AM; foi conselheiro titular do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Manaus (Cmdu); e também atua como superintendente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Amazonas (Sinduscon-AM).

Guenka assumiu a Presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas no final de dezembro de 2014, após ter sido eleito com 25,81% dos votos válidos da categoria, onde concorreram cinco candidatos.

Durante o seu discurso de posse, prestou uma homenagem à família, em especial à mãe e esposa, e agradeceu o apoio recebido em seu trajetória profissional.

“Agradeço ao ex-presidente do Crea-AM, Telamon Firmino, pelos serviços prestados e o empenho na manutenção deste regional, assim como agradeço e presto reverências aos conselheiros federais eleitos Afonso Bernardes e Wagner Ornellas, que passam a representar o Amazonas junto  ao Confea; também presto reverências a nova diretoria da Mútua no Amazonas, aqui representada por meu pai, Teishi Guenka, talvez o grande responsável por minha trajetória junto com minha mãe Paulina, minha esposa, Marília, aos meus irmãos Fábio e Marcelo, e inúmeros amigos que me acompanharam nesta jornada, acreditaram em minha capacidade e que represento todos eles na figura do presidente do Sinduscon, Eduardo Lopes”.

Em outro momento, Cláudio Guenka disse que permanecerá  fiel às propostas apresentas durante a campanha, “para tornar o Crea-AM uma instituição mais atuante”. “É um jornada árdua, mas esperamos contribuir para que todas as categorias se façam representar em minha gestão; é errado pensar que ‘é meu’ projeto, mas é corretor afirmar que ‘é nosso’ projeto tornar o profissional mais valorizado e respeitado, participando ativamente no planejamento dos rumos de nosso Estado”, concluiu.


Diversas autoridades estiveram presentes, como o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB) e a secretária estadual de Infraestrutura, Waldívia Alencar, que representou o governador José Melo

 

Fonte: Crea-AM (com inserções)

Fotos: Crea-AM

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.