Diretores regionais da Mútua participam de palestras sobre licitação e responsabilidade de agentes


Ricardo Sampaio falou sobre licitações

Cumprindo a programação da II Semana de Excelência em Aprendizagem Organizacional da Mútua, os diretores regionais da Instituição, que estão no treinamento desde quarta-feira (11), participam de palestras e cursos sobre as atividades da Mútua e, também, sobre temas relacionados aos seus cargos na Caixa de Assistência.

O programa de gerenciamento eletrônico de documentos e processos utilizado pela Mútua (Docflow), a intranet da Instituição e os sistemas de solicitação de convênios (Divulga Mútua) e de solicitação de passagens e diárias foram tratados no segundo dia desta etapa do treinamento da Mútua, voltada apenas aos diretores regionais. A capacitação dos dirigentes da Mútua visa alinhar os parâmetros de trabalho da Instituição, com foco sempre na melhoria dos serviços prestados aos profissionais.

Dispensa de licitação e responsabilidade de agentes segundo o TCU

Ainda integraram a agenda de palestras do evento duas discussões técnicas e jurídicas bastante relevantes no exercício do mandato dos diretores da Mútua. A primeira delas versou sobre dispensa de licitação, com enfoque na diferenciação entre este dispositivo e a inexigibilidade de licitação. A palestra foi realizada pelo consultor jurídico especialista na área, Ricardo Sampaio, que, além de pontuar os tópicos mais relevantes sobre o assunto, também atendeu aos diretores, sanando suas dúvidas acerca do tema.

A responsabilidade de agentes segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), com exposição feita pelo auditor federal de Controle Externo no TCU, Guilherme Barbosa Netto, foi a outra discussão jurídica propiciada aos diretores no treinamento. O auditor mostrou, de forma geral, como funciona o TCU, qual o papel do Tribunal e quais suas atribuições. Guilherme Barbosa ainda detalhou quais as implicações que levam a Mútua a ser fiscalizada pelo Tribunal e como os diretores – os agentes – também podem ser responsabilizados pelas ações em suas funções na Caixa de Assistência.

Finalizando a programação, os diretores ainda participarão de reunião com a Diretoria Executiva da Mútua para tratar de assuntos diversos, terão palestra sobre a ISO 9001 e planejamento estratégico, na tarde desta sexta-feira, e, amanhã, participarão de oficina de media training.


Guilherme Barbosa, do TCU

Curso de formação de auditores internos da ISO 9001

Paralelo ao evento dos diretores, também está sendo realizado curso de formação de auditores internos sob a ótica da certificação de qualidade ISO 9001. O curso é destinado aos supervisores das Regionais da Mútua e tem a finalidade de preparar esses profissionais a adequarem todas as rotinas da Instituição antes da auditoria externa que avalia as empresas  para adquirirem a certificação.


Eduardo Oliveira, da empresa Focus, ministrou o curso de auditores da ISO 9001

 

Fonte: Acme/Mútua

Foto: Nordeste Eventos

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.