Palestra motivacional dá início à segunda etapa do treinamento da Mútua, para os diretores regionais


Professor Grezt, com sua personalidade irreverente, fez a palestra motivacional

Na noite dessa quarta-feira (11), a Mútua recebeu seus diretores regionais para a abertura da segunda etapa da II Semana de Excelência em Aprendizagem Organizacional, o evento de treinamento anual da Instituição. O encontro, que acontece no hotel Villa Galé Eco Resort do Cabo, em Cabo de Santo Agostinho (PE), iniciou com programação específica para os funcionários e, esta segunda etapa, voltada às Diretorias Regionais, segue até o próximo domingo.

A solenidade dessa quarta-feira ainda marcou o encerramento da programação dos funcionários, que também puderam interagir com os diretores. Uma palestra motivacional com o professor Gretz, o conferencista da área mais requisitado do País, iniciou os trabalhos da noite.

Com uma palestra bastante irreverente, Gretz abordou diversos temas oriundos do ambiente organizacional, como liderança, trabalho em equipe, pró-atividade, motivação no ambiente de trabalho, foco, entre outros.

Segundo o professor, o que mais motiva uma pessoa são os desafios, o salário aparece apenas em sexto lugar. Isso mostra que a percepção de mercado é equivocada e que as pessoas almejam muito mais do que apenas o reconhecimento financeiro, elas prezam, também, por um ambiente de trabalho dinâmico, instigador e que propicie crescimento pessoal e intelectual. Gretz ainda destacou que é muito importante que as organizações sejam transparentes e que cultivem a cultura do planejamento. “A maior frustração de um funcionário é não saber o que se espera dele”, ponderou o conferencista.

Sobre a importância de momentos como este que a Mútua oportuniza a seus funcionários e diretores, o professor enfatizou que cada pessoa tem aptidões específicas e, que, conversar e conhecer os funcionários também faz parte no caminho que as organizações percorrem em busca da excelência.

Citando Gengis Khan, o palestrante motivacional falou sobre a relevância do trabalho em equipe. “Sozinhos não vamos a lugar nenhum, juntos vamos mais longe”, e conclamou a todos: “Que esse seja o lema de vocês”.

Por fim, Gretz fez um paralelo para mostrar que é fundamental, na busca profissional, por algo único, pelo seu diferencial. “Passo constantemente por aeroportos e observei que a maioria das malas nas esteiras são pretas e azuis e há, sempre, uma única mala rosa, que seu dono deixa ali rodando e rodando pela esteira. Que na esteira da vida vocês sejam a mala rosa”, aconselhou ele.

Solenidades


Boas-vindas aos diretores regionais e agradecimentos aos funcionários

Já nos ritos solenes da noite, o diretor-presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros, informou a presença do conselheiro federal, engenheiro mecânico Paulo Roberto Lucas Viana, que também foi diretor administrativo da Mútua-GO, na gestão passada. “Nos dois anos que foi diretor da Mútua não tive a oportunidade de participar desse treinamento anual da Instituição. Estou grato e muito satisfeito em estar aqui junto com vocês. Parabenizo a Diretoria da Mútua pela organização e receptividade. Também parabenizo a todos pelo empenho dispensado no treinamento. Isso traz pra nós a esperança de uma Mútua ainda melhor e sempre voltada para o profissional e não para nossos próprios umbigos. Isso faz com que, onde quer que estejamos, possamos defender nossa Instituição”, avaliou o conselheiro federal.

Com a palavra novamente, Calheiros agradeceu a presença de todos, deu as boas-vindas aos diretores regionais e parabenizou os funcionários pelo empenho com o qual participaram da Semana de Excelência. O presidente da Mútua destacou a importância dos trabalhos dos grupos no treinamento e enfatizou que o “maior vencedor é a Mútua”.

O superintendente da Mútua, engenheiro civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, leu mensagem enviada pelo presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, que em função de estar presidindo Sessão Plenária do órgão e, também, por outros compromissos, não pôde estar presente à solenidade. “É uma pena não poder estar com vocês nesta noite tão especial, que marca o início da segunda etapa desta Semana de Excelência. Já tive a chance de cumprimentar e falar, na segunda-feira, na primeira parte deste evento, com os colaboradores e gestores e parabenizá-los pelo trabalho que vêm desempenhando. Agora, cumprimento, também, os diretores regionais, igualmente responsáveis pelo sucesso dessa Instituição. Pelo sucesso já alcançado e aquele que certamente virá com os diretores recém- empossados”, dizia a mensagem.

Os demais diretores executivos também agradeceram e parabenizaram os funcionários pela participação na Semana de Excelência. “É muito bom ver o entusiasmo de cada grupo. Todos defenderam suas equipes e se empenharam. Espero que vocês possam, também, reviver esse espírito de garra no trabalho em prol da Mútua”, evidenciou o diretor de Benefícios, engenheiro agrônomo Ricardo Antonio de Arruda Veiga.

O diretor financeiro, técnico em Edificações Lino Gilberto da Silva, ponderou que o sucesso da Semana de Excelência da Mútua é o resultado do trabalho que a Diretoria Executiva se propôs a fazer desde o inicio da gestão. “Trabalho que conta com o apoio de todos. Se hoje temos uma Mútua muito melhor é graças ao trabalho dos diretores e de vocês funcionários” reconheceu.

“Primeiro, gostaria de dizer da minha honra em rever grandes amigos”, comentou o diretor administrativo, engenheiro agrônomo Luiz Alberto Freitas Pereira, que ainda falou sobre a importância da Mútua. “É muito bom trabalhar para melhorar a sociedade, que para nós é representada por nossos mutualistas. Temos a tarefa de construir uma Mútua que atenda todos os anseios dos profissionais”, concluiu.

O diretor de Tecnologia, engenheiro eletricista Antonio Salvador da Rocha, saudou o conselheiro Paulo Roberto, reforçando a relevância dos diretores regionais da Mutua. “As palavras do colega Paulo Roberto demonstram muito bem o amor que os diretores têm pela Mútua. Boas-vindas aos novos diretores”, disse ele. Para os funcionários, Salvador falou da satisfação que sentiu em estar durante esses três com os todos e parabenizou as equipes do treinamento. “Se vocês reproduzirem esse espirito de equipe tenho certeza que a Mútua vai melhorar ainda mais”, finalizou.

Homenagens também marcaram a noite


Calheiros entrega a Veiga porta-retrato personalizado, em homenagem aos diretores executivos e regionais da Mútua


Representando todos os gestores da Instituição, Paulo Guimarães foi agraciado com a homenagem


Já em nome dos funcionários, quem recebeu a homenagem foi Judite de Castro

“Já estou no meu segundo mandato e tenho muito a agradecer. Agradecer à família, à Deus e a todos que estiveram comigo”, iniciou assim, o presidente da Mútua homenagens aos funcionários, gestores e diretores da Instituição, representados, respectivamente, pela colaboradora da Mútua Sede, Judite de Castro, o superintendente, Paulo Guimarães, e pelo diretor de Benefícios, Ricardo Veiga, que foram presenteados com porta-retratos personalizados com mensagens especiais em nome de toda a Mútua.

As homenagens da noite continuaram com uma montagem de fotos, feita pelos colaboradores, de momentos importantes dos cinco diretores executivos da Mútua. A organização do evento também preparou uma surpresa para os funcionários, que relembraram todas as edições do treinamento da Mútua, desde o primeiro, em 2008. Foram passadas fotos e vídeos que marcaram a participação dos funcionários nesses eventos.

 

Fonte: Acme/Mútua

Fotos: Nordeste Eventos

 

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.