Lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua cumprem agenda no Congresso Nacional


Lideranças do Sistema reuniram-se com o senador Garibaldi Alves

 

A recomposição da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia e a defesa de projetos de lei que interessam a área tecnológica nacional foram os dois assuntos tratados com deputados  e um senador – Garibaldi Alves (PMDB-RN) – na manhã desta quarta-feira (11), pelas lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua. Os encontros – que devem ser mensais a partir de agora, de acordo com proposta aprovada pelos conselheiros federais –  fazem parte da Agenda Parlamentar do Conselho Federal.

“Recomposta a cada legislatura, a frente parlamentar que estamos propondo para este ano deve ser mista, com a união de Câmara e Senado”, adiantou o presidente do Confea, José Tadeu da Silva. À frente de uma delegação composta por conselheiros federais, José Tadeu manteve diálogo com os deputados Eduardo Pedrosa Cury (PSDB-SP), engenheiro mecânico por formação;  Paulão (PT-AL); Renata Abreu (PTN-SP); JHC (Solidariedade-AL); Carlos Manato (Solidariedade-ES); João Daniel (PT-SE) e ainda Manoel Júnior (PMDB-PB).

Entre os 198 projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e que podem interferir na Lei 5.194, de 1966 (regulamenta as profissões reunidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua), e no  desenvolvimento tecnológico brasileiro, a delegação do Sistema focou nos que considera que devem ter tramitação mais rápida, como o de número 7607/2010 – oriundo da Câmara e tramitando no Senado. Esse projeto de lei determina que as atividades profissionais exercidas por engenheiros, arquitetos e engenheiros-agrônomos sejam consideradas essenciais e exclusivas de Estado.

A ampliação do plenário do Confea também foi tratada. “Atualmente com a representação de apenas 15 Estados, o Conselho Federal deveria ter em seu plenário decisório –  a exemplo dos outros 29 conselhos de profissões regulamentadas existentes no País – a  presença dos Estados mais o Distrito Federal”, defendem as lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua.

A Agenda Parlamentar do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia continua à tarde no Congresso com reuniões e audiências já confirmadas.


Durante a agenda parlamentar, representantes do Sistema entregaram aos congressistas o livreto com projetos de lei em tramitação que interessam a área tecnológica. Clique aqui para conferir o conteúdo na íntegra

 

Fonte e fotos: Confea

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.