Homenagens às mulheres e depoimentos sobre evolução da Mútua marcam abertura da II Semana de Excelência


Calheiros: A Semana de Excelência é um aprendizado para todos nós

A II Semana de Excelência em Aprendizagem Organizacional da Mútua, treinamento anual para os funcionários e diretores da Instituição, foi aberta na noite dessa segunda-feira (9), no hotel Villa Galé Eco Resort do Cabo, em Cabo de Santo Agostinho (PE).  Esta primeira etapa, que vai até a próxima quinta-feira, é dirigida apenas para os funcionários e diretores executivos e visa alinhar os parâmetros e ações da Mútua em nível nacional e, também, integrar os colaboradores da Sede e das Regionais.

À mesa solene de abertura, estiveram o diretor-presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros, o diretor de Benefícios, engenheiro agrônomo Ricardo Antonio de Arruda Veiga, o diretor administrativo, engenheiro agrônomo Luiz Alberto Freitas Pereira, o diretor de Tecnologia, engenheiro eletricista Antonio Salvador da Rocha, o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, o 1º vice-presidente do Crea-PE e ex-diretor administrativo da Mútua-PE, geólogo Waldir Duarte Costa Filho, e o superintendente da Mútua, engenheiro civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães.

Nos pronunciamentos da noite, os diretores da Mútua e os convidados, além de ressaltarem a importância dos funcionários para o crescimento e fortalecimento das instituições do Sistema Confea/Crea e Mútua, também fizeram homenagens às mulheres em alusão ao Dia Internacional da Mulher (comemorado no último domingo).

O diretor-presidente da Mútua agradeceu as presenças de José Tadeu e Waldir Costa, enfatizando que o presidente do Confea “não tem medido esforços em apoiar a Mútua”. Falando sobre o treinamento dos funcionários da Caixa de Assistência, ele também sublinhou que a participação de todos, inclusive dos diretores, é fundamental. “A Semana de Excelência é um aprendizado para todos nós. É a oportunidade de trocarmos experiências e informações, de debatermos assuntos relacionados às nossas atividades e, também, de passarmos, uns para os outros, nossos conhecimentos e aquilo que temos desenvolvido em nossos setores e Regionais”, destacou Calheiros. Ainda em sua visão, a relevância da Semana de Excelência da Mútua transcende os limites corporativos. “Uma lição que aprendi é que podem tirar da gente tudo, menos nosso conhecimento. Então, aproveitem esse treinamento para extrair o máximo possível de conhecimento e informações”, conclamou ele ao abrir a II Semana de Excelência da Mútua.

José Tadeu que estava acompanhado de sua esposa, Estela Marquese, reverenciou o papel das mulheres, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “São elas que comandam, que realizam diversas tarefas e que nos dão todo o apoio. Do lado de um grande homem sempre está uma grande mulher”, poetizou o presidente do Confea.  Já sobre o treinamento da Mútua, José Tadeu externou sua satisfação em participar do evento, parabenizando as Diretorias Executiva e Regionais da Mútua pela realização do encontro. “Estamos aqui em um momento de aprimoramento, que podemos passar do bom para o ótimo e do ótimo para o excelente. Aqui buscamos a excelência dos nossos trabalhos e das nossas instituições. Posso dizer, com toda convicção, que no período que estou à frente do Confea e neste tempo que convivo com a atua Diretoria da Mútua, nossa Caixa de Assistência e o relacionamento das nossas Instituições avançou de maneira muito significativa”, ponderou Tadeu.

O anfitrião da noite, Waldir Duarte Costa Filho, que na solenidade representou o presidente do Crea-PE, engenheiro civil Evandro Alencar, lembrou dos seis anos que esteve como diretor da Mútua-PE e também homenageou as mulheres. “Complementando a homenagem feita pelo presidente do Confea, em nome das funcionárias da Caixa-PE, destaco a importância das colaboradoras da Mútua, que são quem realmente impulsionam nossa Caixa de Assistência”, comentou. Waldir transmitiu mensagem do presidente do Crea-PE, reforçando total apoio do Conselho à Mútua e sua Regional no Estado. “Vamos interiorizar as ações da Mútua-PE junto com as do Crea e aumentar sua divulgação em nossos eventos. Aqui, em Pernambuco, podemos realmente dizer que somos um Sistema Confea/Crea e Mútua”, finalizou ele desejando aos funcionários da Mútua um profícuo treinamento.

“Vou deixar aqui uma mensagem simples, mas de muita satisfação. Satisfação de ver  que, ao longo do tempo que faço parte da Diretoria da Mútua junto com o Calheiros, além de a Instituição ter crescido em produtividade, ela também cresceu em relacionamento. Este novo enfoque que demos à Semana de Excelência nos propicia, cada vez mais, nos aprimorarmos, compartilharmos o que as Diretorias (Executiva e Regionais) e vocês funcionários têm feito e, também, mostrar como são resolvidas determinadas situações nas Caixas. Isso é muito valioso”, avaliou o Diretor de Benefícios da Mútua, Ricardo Antonio de Arruda Veiga.


Salvador, Veiga, José Tadeu, Calheiros, Waldir, Luiz Alberto e Paulo Guimarães. Como cerimonialista da noite, o gerente de Benefícios da Mútua, Luciano Kede Flor

Também em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o diretor administrativo da Mútua, Luiz Alberto Freitas Pereira, fez sua homenagem se dirigindo à esposa do presidente do Confea e à funcionária da Mútua Sede, Judite de Castro. Segundo ele, “parceiras e amigas em todas as horas”. Sobre a Semana de Excelência, Luiz Alberto acrescentou que para se alcançar os objetivos do treinamento, são essenciais a participação efetiva de todos, o envolvimento e imersão total com as atividades propostas. “Devemos buscar o aprendizado efetivo. Aproveitem esse treinamento para sanar todas as suas dúvidas. E não se esqueçam que vocês são os responsáveis por fazer a máquina andar e funcionar. Os diretores são muito importantes, mas são vocês que estão ali no dia a dia da Mútua e que atendem os profissionais”, justificou.

O diretor de Tecnologia da Mútua, Antonio Salvador da Rocha, falou sobre os projetos de sua área. O diretor ponderou que a Diretoria de Tecnologia é pouco vista, pois é uma atividade meio, que trabalha para possibilitar as ações das atividades fins. “Mas é uma satisfação saber que estamos contribuindo com o bom desenvolvimento das atividades da Mútua. Ao longo desse treinamento vamos apresentar os recentes sistemas criados pela GTI, como o Divulga Mútua e o sistema para solicitação de diárias e passagens. Peço a colaboração de todos vocês, para que nos indiquem o que está dando certo ou não, para que, cada vez mais, possamos aprimorar nossos sistemas”, explicou Salvador. Para as mulheres, o diretor da Mútua registou saudação especial, definindo-as como a “razão da nossa vida”.

“A Mútua é uma Instituição em construção”, iniciou assim o superintendente da Mútua seu pronunciamento de abertura da II Semana de Excelência, citando frase do ex-presidente da Mútua, engenheiro civil Anjelo da Costa Neto. Paulo Guimarães fez ainda uma deferência a José Tadeu, lembrando que logo no início de sua gestão, o presidente do Confea fez questão de incluir a Mútua no nome do Sistema (Sistema Confea/Crea e Mútua). “Isso é algo que sempre lutamos”, comentou ele, que também agradeceu a atual Diretoria Executiva da Mútua pela confiança nele depositada para assumir o cargo de superintendente nesta gestão. Em menção ao Dia Internacional da Mulher, Paulo Guimarães fez referência à ex-assessora de Comunicação da Mútua, jornalista Margareth Vicente, que agora é gerente de Comunicação do Confea. “Minha amiga, que agora está seguindo para outra missão. Com muita alegria, muita honra que temos a Meg assumindo agora a Gerência de Comunicação do Confea. Ela, que brilhou na Mútua, agora vai fortalecer ainda mais nosso Sistema no Confea”, salientou.


Estela Marquese e Judite de Castro: homenagem às mulheres

Evolução da Mútua: percepção dos funcionários

Dois funcionários da Mútua deram seus depoimentos sobre suas percepções com relação à evolução e o avanço das atividades da Mútua. A primeira a expor seu ponto de vista foi a supervisora da Mútua-RN, Adriana Carla Soares da Silva, que também fez questão de lembrar o Dia Internacional da Mulher. “Parabenizo todas nós por nossos papeis de profissionais, mães, companheiras e amigas. Sempre buscamos em nossas funções fazer tudo com muito detalhe, buscando diferenciais e crescimento”, ressaltou. Em sua avaliação sobre o caminho percorrido pela Mútua nesta última gestão, Adriana destacou que a Instituição passou por intensas transformações, principalmente, no que diz respeito ao relacionamento com os associados. “Foram anos de muitas mudanças para todos nós. Mudanças que alteraram muito a rotina das Caixas. Mas tudo isso é visto com bons olhos. Na Mútua-RN, por exemplo, conseguimos aumentar em 50% os associados e, em dez dias, 57 benefícios foram liberados pela Regional, totalizando cerca de 1,8 milhão. Valor que antes representava a somatória de concessões de benefícios da Mútua-PE em um semestre. Isso se deve ao trabalho que priorizou o associado de uma forma muito cautelosa, para que não houvessem prejuízos nem para a Caixa e nem para os profissionais”, acentuou a supervisora da Mútua-RN.


Adriana, da Mútua-RN

Destacando, também, a evolução profissional alcançada pelos colaboradores da Mútua, o funcionário da Gerência de Benefícios, Genelson Nascimento Almeida, falou sobre a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Mútua. “Há dez anos, quando entrei na Mútua, já se sonhava com um plano de cargos e salários. Hoje, sabemos na Mútua onde estamos, para onde vamos e até onde podemos chegar. E isso graças a um bom Plano de Cargos e Salários, que foi implementado na atual gestão. E não foi só isso. Essa gestão foi marcada não só por avanços internos, para nós funcionários, como também externos, com avanços muito significativos para os associados. Todas as conquistas foram alcançadas com o trabalho de todas as áreas e de todas as Regionais”, avaliou Genelson.


Genelson, da Gerência de Benefícios

Diretores regionais

Nessa quarta-feira será realizada a abertura para os diretores regionais da Mútua, sendo esta a segunda e última etapa da Semana de Excelência, que vai até o próximo dia 15. O treinamento da Mútua é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e pela Qualicorp – Administradora de Benefícios.


II Semana de Excelência da Mútua

 

Fonte: Acme/Mútua

Fotos: Nordeste Eventos

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.