GT Contecc prepara calendário e regulamento para 2015

Reunidos pela primeira vez em 2015, o grupo de trabalho que organiza o Congresso Técnico e Científico da Engenharia e da Agronomia – Contecc prepara o calendário e seu novo regulamento. Uma das propostas a serem levadas à Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) e à Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp) é promover a isenção da taxa de participação de quem apresentar os trabalhos, caso um dos autores seja profissional regularmente registrado no Sistema Confea/Crea. A proposta também contemplará a cobrança de R$ 100 para os demais participantes de cada grupo. O Contecc é realizado paralelamente à Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – Soea. Em sua 72ª edição, neste ano, a Semana será realizada em Fortaleza, de 15 a 18 de setembro.

"Esta iniciativa é uma forma de prestigiar a participação dos profissionais do Sistema Confea/Crea", define o coordenador do GT, engenheiro agrônomo José Geraldo Baracuhy. Na manhã desta sexta-feira (6/2), ele suspendeu sua atuação no grupo para participar de uma reunião com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Incubadores – Anprotec, visando à construção de uma parceria para analisar sua participação no Contecc. "Já nos reunimos outras vezes e estamos fechando como será essa participação. Uma das possibilidades é de que ela se integre à Exposição Internacional de Inovação Tecnológica (ExpoFitec), tema inclusive de outro GT da casa", considera Baracuhy.

O GT Contecc tem o objetivo de acompanhar e sugerir procedimentos para viabilizar a realização do Congresso. Com assistência das analistas Sabrina Carpentier e Mônica Lannes, do Confea, o grupo é composto pelo conselheiro federal José Geraldo Baracuhy e pelos especialistas Dermeval Araújo Furtado, Paulo Roberto Megna, Aline Costa Ferreira e Marcondes Moreira de Araújo.

Anprotec

A participação da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) no Contecc 2015 foi tratada pelo conselheiro federal José Geraldo Baracuhy  e pela superintendente executiva da Anprotec, Sheila Oliveira. Minicursos, apresentação de casos de sucessos e de insucessos e ainda mesa-redonda onde devem ser servidas soluções para os próprios parques tecnológicos nacionais estão sendo analisados.

Enquanto, para o Confea, a participação da Anprotec significa uma novidade na programação do Contecc, para a associação, segundo Sheila: “é uma oportunidade  de aproximação com o universo de profissionais reunidos pelo Sistema Confea/Crea”.

Para Baracuhy, a segunda edição do Contecc – a primeira foi realizada em 2014 – “representa que a inovação veio para ficar e marcar as Soeas, e que o empreendedorismo precisa ser incentivado no meio estudantil”.

As inscrições para a apresentação de trabalhos técnicos e científicos já estão abertas e o prazo se encerra em 31 de julho. Segundo Baracuhy, a expectativa é aumentar em 50% o número de trabalhos inscritos em 2014 e que somaram 600, dos quais 450 foram selecionados e expostos em pôsteres e destes 21 foram premiados pelo Confea e podem ser acessados neste endereço. "É só clicar em Contecc para saber o que pensam os estudantes universitários brasileiros e projetar o quanto eles podem fazer pelo desenvolvimento do país”, informou.

 

Fonte: Confea

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.