Confea elege vice-presidente, Conselho Diretor e coordenadores de 2015

Além dos coordenadores e membro das Comissões, foram homologadas, também, as indicações do vice-presidente do Confea, do Conselho Diretor e da assistente da Mesa Diretora do Plenário. Foram escolhidos, ainda, os integrantes da Comissão de Mérito


Conselheiros Federais e presidente do Confea ao final da reunião que definiu a composição da Casa

As comissões permanentes e especiais do Confea, que a cada ano recebem novos membros e coordenadores, já estão com suas composições definidas para os trabalhos de 2015. Os nomes dos conselheiros que irão compor os colegiados foram homologados nesta quarta-feira (28), durante a 1417ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho. As Comissões têm, entre outros objetivos, o papel de auxiliar o plenário nas matérias relacionadas à formação e ao exercício profissional, à gestão administrativo-financeira e à organização do Sistema Confea/Crea e Mútua, bem como à comunicação e às ações institucionais.

Também fizeram parte da pauta de homologações, as indicações para os cargos de vice-presidente do Confea e da assistente da Mesa Diretora do Plenário, tendo sido estas as primeiras confirmadas pelos conselheiros. Um destaque especial foi que para as duas vagas foram homologados os nomes de duas mulheres: para a vice-presidência a conselheira federal, engenheira eletricista Ana Constantina Oliveira Sarmento de Azevedo, e para assistir os trabalhos do Plenário a funcionária do quadro do Confea, Clécia Maria de Abrantes Moreira.

Sendo uma prerrogativa do presidente do Confea a indicação do conselheiro para assumir a  vice-presidência, José Tadeu da Silva, destacou que nos 80 anos do Confea a vice-presidência da Casa nunca foi ocupada por uma mulher. A recém-eleita vice-presidente agradeceu pela indicação e aprovação, enfatizando que continuará trabalhando arduamente pelo Sistema. “Vou dar continuidade ao meu objetivo maior, que sempre me pautou neste mandato aqui no Confea, que é o de fazer o melhor pra todos. Tenho certeza  que vou surpreendê-los, pois minha missão será trabalhar pela melhor gestão deste Conselho. Contem com meu trabalho, meu conhecimento e minha fidelidade”, ressaltou Ana Constantina.


Os diretores da Mútua, engenheiro eletricista Antonio Salvador da Rocha (diretor de Tecnologia), engenheiro agrônomo Ricardo de Arruda Veiga (diretor de Benefícios) e engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros (diretor-presidente), que acompanharam as eleições do Plenário, parabenizaram a conselheira Ana Constantina pela posse como vice-presidente do Confea


Clécia Abrantes: mais um ano como assistente da Mesa Diretora do Plenário

Conselho Diretor

Tendo a finalidade de auxiliar o Plenário na gestão do Confea, o Conselho Diretor é constituído pelo presidente e vice-presidente do Conselho Federal, além de cinco diretores, escolhidos entre os conselheiros federais. Neste ano de 2015, o CD terá como diretores os conselheiros José Geraldo Baracuhy, Antônio Carlos Albério, Paulo Laércio Vieira e Ésio do Nascimento e Silva, representado pelo conselheiro suplente Célio Moura.


Paulo Laércio (Conselho Diretor), Ana Constantina (vice-presidente), José Tadeu (presidente), Albério (Conselho Diretor), Baracuhy (Conselho Diretor) e Célio Moura (Conselho Diretor)

Comissões permanentes

Seguindo a legislação do Sistema, as Comissões permanentes são sempre instituídas na primeira Sessão Plenária do ano, com a indicação de pelo menos três conselheiros federais para compor cada um dos cinco grupos: Comissão de Articulação Institucional do Sistema (CAIS); Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS); Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP); Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP); e Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (CONP).

Para a CCSS foram eleitos os conselheiros Marcos Motta Ferreira (engenheiro civil), que será o coordenador da Comissão, Lúcio Antonio Ivar do Sul (engenheiro eletricista) e Afonso Ferreira Bernardes (engenheiro industrial e mecânico).  O conselheiro Mário Varela Amorim (engenheiro agrônomo) é o novo coordenador da CONP, que ainda contará com os conselheiros Jolindo Rennó Costa (engenheiro eletricista) e Antonio Carlos Albério (engenheiro agrônomo). Para os trabalhos da CAIS, foram homologadas as indicações dos conselheiros Leonides Alves da Silva Neto (engenheiro civil), Marcelo Gonçalves Nunes de Oliveira Morais (engenheiro civil), Paulo Laércio Vieira (engenheiro civil) e Raul Otávio da Silva Pereira (engenheiro eletricista), este último também eleito coordenador.

Na CEEP assume como coordenador o conselheiro Paulo Roberto Lucas Viana (engenheiro mecânico) e, junto a ele, assumem os conselheiros Romero Cesar da Cruz Peixoto (engenheiro de Minas), João Francisco dos Anjos (engenheiro agrônomo) e Ana Constantina Oliveira Sarmento de Azevedo (engenheira eletricista). Finalizando as composições das Comissões, para a CEAP foi eleito coordenador o conselheiro Gustavo José Cardoso Braz (engenheiro mecânico), que trabalhará, nessa Comissão, ao lado dos conselheiros José Geraldo de Vasconcelos Baracuhy (engenheiro agrônomo) e Célio Moura (engenheiro agrônomo), representando o conselheiro titular, Ésio do Nascimento e Silva (também engenheiro agrônomo).

Comissão Eleitoral

Coordenando as atividades da Comissão Eleitoral Federal deste ano estará o conselheiro Lúcio Antonio Ivar do Sul. Os demais titulares da Comissão são os conselheiros Marcos Motta Ferreira, Antonio Carlos Albério, Romero Cesar da Cruz Peixoto e Afonso Ferreira Bernardes. Para a suplência, assumem os conselheiros José Geraldo de Vasconcelos Baracuhy (1º suplente), Ésio do Nascimento e Silva – representado pelo suplente Célio Moura – (2º suplente), Raul Otávio da Silva Pereira (3º suplente), Paulo Laércio Vieira (4º suplente) e Gustavo José Cardoso Braz (5º suplente).

Conselho de Comunicação e Conselho Gestor do PRODESU

Para representar o Plenário no Conselho de Comunicação e Marketing do Sistema foi indicado o conselheiro Marcos Motta Ferreira e, pela CAIS, o conselheiro Raul Otávio da Silva Pereira. Já para o Conselho Gestor do PRODESU (Programa de Desenvolvimento Sustentável) foram designados pelo Plenário os conselheiros Paulo Roberto Lucas Viana (titular) e Mário Varela Amorim (suplente).

Comissão do Mérito

O Plenário promoveu, também, a eleição do chanceler e dos integrantes da Comissão do Mérito, que tem a meta de apreciar as indicações de nomes de profissionais, de instituições de ensino, de entidades de classe e de pessoas físicas ou jurídicas que tenham contribuído para a valorização e a regulamentação das profissões inseridas no Sistema Confea/Crea e Mútua ou para o desenvolvimento tecnológico do País.

A Comissão do Mérito terá, neste ano, a chancelaria do conselheiro Mário Varela Amorim, que dividirá a missão de organizar a solenidade de entrega da Medalha do Mérito e a inscrição no Livro do Mérito, que ocorrerão durante a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), com a conselheira Ana Constantina Oliveira Sarmento de Azevedo e os conselheiros José Geraldo de Vasconcelos Baracuhy, João Francisco dos Anjos e Ésio do Nascimento e Silva (cuja homologação foi confirmada com a presença de seu suplente Célio Moura).

 

Fonte: Acme/Mútua

Fotos: Margareth Vicente e  Alline Abreu (Acme/Mútua)

 

 

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.