Crea-RO presente na colação de grau da primeira turma de Engenharia Civil da Unir

O vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia, Eng. Florestal Joel Mauro Magalhães, participou nesta semana, da colação de grau da primeira turma do curso de engenharia civil da Universidade Federal de Rondônia (Unir). 
O evento foi realizado no auditório do Senac-Porto Velho e contou com a presença da reitora da Universidade Federal, Berenice Simão, professores, familiares e amigos dos formandos.
O vice-presidente falou sobre a atuação do Crea-RO e a importância da área tecnológica para o desenvolvimento do Brasil.  “A responsabilidade de vocês é enorme. Obras têm prazo e, principalmente obras públicas, e quando não se cumpre o prazo, acontece o chamado “Custo Brasil”. Cada dilatação de prazo implica em aditivos, no aumento do custo da obra. E quem paga por isso, somos nós, brasileiros que pagamos impostos. Tudo o que tem no mundo passa pela engenharia das mais diversas categorias, e principalmente, a civil. A engenharia é a mola propulsora do desenvolvimento. Infraestrutura é indispensável para o desenvolvimento do país. Rondônia é o portal da Amazônia e vocês tem em mãos uma grande oportunidade. Em nome do Crea-RO, parabenizo a todos”, disse Joel.
A reitora saudou aos participantes e falou sobre o crescimento do curso de Engenharia Civil na universidade. 
 “O exercício cotidiano da administração é uma permanente tentativa de resolver problemas, nem sempre bem sucedida. E a colação de grau de nossos cursos é o momento mais importante na vida da instituição. É quando nos sentimos pleno de orgulho pelo dever cumprido, muitas vezes com dificuldade. A missão institucional da Unir é fornecer a formação de qualidade para nossos alunos. No caso deste curso, a luta foi grande e ainda não está conclusa. O curso iniciou sem o devido projeto de construção. A estrutura e fundações não foram devidamente calculada havendo até a ameaça da integridade do próprio curso. Sofremos todo o tipo de carência de infraestrutura e aos poucos o curso foi saneando mas reconhecemos que ainda há muito o que fazer. Vocês são merecedores dos nossos aplausos. É um reconhecimento que estende-se ao professores, técnicos e especialmente ao pais de vocês.

O curso
O curso de Engenharia Civil da UNIR, localizado em Porto Velho, iniciou suas atividades no segundo semestre de 2009, com o ingresso de 45 alunos na primeira turma. A partir deste momento, houve o ingresso sistemático de uma nova turma a cada segundo semestre por ano.
O curso traz consigo as diretrizes curriculares, bem como a adequação à uma nova realidade onde a flexibilidade, a rapidez nas decisões, a formação técnico-científica, aliadas à formação humanística, dentre outras, se constituam em ingredientes necessários para liderar o desenvolvimento tecnológico, proporcionando a melhoria da qualidade de vida da sociedade e a preservação do meio ambiente.
O objetivo do Curso é formar profissionais aptos para atuarem na concepção, planejamento, projeto, construção, administração, operação e manutenção, nas diversas áreas da Engenharia Civil: uso e parcelamento do solo, aproveitamento e utilização de recursos naturais, obras de terra, edificações, desenvolvimento urbano, rural e regional, transportes, sistema viário, meio de comunicação, saneamento, desenvolvimento industrial e agropecuário etc., tendo como parâmetros a qualidade, a segurança, a funcionalidade e economia visando o bem estar, a proteção ambiental e o desenvolvimento da sociedade. Poderá ainda desenvolver atividades de pesquisa e de difusão de conhecimentos.
Ao total foram formados 12 estudantes do curso.

Fonte: Crea-RO

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.