Posse Crea-CE: Noite solene é também um momento para agradecer e planejar o futuro

 


Victor Frota Pinto, reeleito para presidir o Crea-CE, gestão 2015/2017, assina o Termo de Posse ao lado de José Tadeu, presidente do Confea

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) realizou, na noite da última sexta-feira (16), solenidade no auditório da autarquia para assinalar o início da segunda gestão do engenheiro civil Victor Frota Pinto. Reunindo o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro civil José Tadeu, o diretor administrativo da Mútua, engenheiro agrônomo Luiz Alberto Freitas Pereira, presidentes de outros Creas do País, autoridades do Estado e do Município de Fortaleza, dirigentes de entidades de classe, conselheiros, inspetores regionais, corpo funcional do conselho, familiares e amigos do presidente reeleito, a cerimônia foi uma noite de agradecimentos a todos aqueles que contribuíram para o êxito da primeira gestão, avaliação das conquistas alcançadas e anúncio das ações e metas pretendidas para o triênio 2015/2017.

Também abrilhantou a noite a palestra proferida pelo vice-presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Raimundo Carreiro, sobre “A importância dos conselhos regionais sob a ótica do TCU”. Na ocasião, ressaltou a importância do TCU como um braço técnico do Poder Legislativo na fiscalização dos órgãos do governo. Raimundo Carreiro enfatizou a importância do controle social no acompanhamento da aplicação de verbas públicas, citou números mostrando o crescimento de auditorias realizadas nos últimos anos pelo TCU e o bom relacionamento existente entre o Tribunal e os conselhos profissionais, notadamente aqueles existentes no âmbito do Sistema Confea/Creas.

Logo no início de seu pronunciamento, o presidente reeleito do Crea-CE enfatizou que o momento  era de  agradecimentos. “Agradeço aos profissionais por terem me reelegido com 84% de preferência dos que compareceram na eleição de 19 de novembro passado. Mesmo assim, sendo candidato único para presidente, fui reeleito com cerca de 20% a mais de votos em relação a  de 2011, na eleição do primeiro mandato”.

Victor Frota lembrou sua satisfação em passar a integrar a pequena galeria dos presidentes reeleitos, pois, somente quatro dos mais de 20 presidentes do Crea-CE foram reeleitos, ao longo dos 79 anos de existência do Crea-CE. O primeiro reeleito foi o eng. civil  Waldyr Diogo de Siqueira na década de 1940 e, mais recentemente, o eng. civil Otacílio Borges Filho  e  o  engenheiro eletricista Antonio Salvador da Rocha, respectivamente nos anos de 2003 e de 2009. “Portanto, a todos os profissionais o meu muito obrigado!”, enfatizou.

Em seguida, agradeceu os conselheiros do triênio 2012 /2014, o corpo funcional do Crea-CE e as entidades de classe integrantes do plenário pelos apoios e colaborações recebidas ao longo do primeiro mandato no período  de  primeiro de janeiro de 2012  a 31 de dezembro de 2014. Apoio esse determinante às realizações e ações marcantes e transformadoras “à frente desta autarquia federal”.

Balanço da gestão
A noite foi, para o presidente reeleito, uma oportunidade de fazer um breve balanço da primeira gestão. Citou para os presentes conquistas como a aprovação na Câmara Municipal de Fortaleza da Lei de Inspeção Predial Preventiva, publicada no Diário Oficial do Município de Fortaleza no dia 26 de julho de 2012, mais especificamente a Lei N- 9.913/2012, a qual foi possível numa parceria com o Senge-CE. “Faltando ainda a sua regulamentação”, informou.

Ainda em 2012, por  iniciativa da  presidência  do  Crea-CE  e também com o indispensável e decisivo  apoio da então mesa diretora da Câmara Municipal de Fortaleza foi viabilizada a “Praça dos Engenheiros” em local nobre desta cidade, lembrou Victor Frota.
 
Descentralização
Entre as realizações efetivadas, destacou o aumento das antigas oito inspetorias regionais do Crea-CE para o total de 17, registrando um incremento em mais de 100%. Configurava-se assim a maior ação de descentralização e interiorização já realizada ao longo da história dos 79 anos do Crea-CE. “Acabaram-se as filas. Atualmente, a grande parte das demandas  dos profissionais e empresas são resolvidas sem a presença  na sede do  Crea-CE, decorrente  da  ampliação e  descentralização implementada conjuntamente  com a  modernização da  área da TI (Tecnologia da Informação). O profissional resolve cerca de 80% da sua demanda através da internet”, disse Victor Frota.

Em sua primeira gestão, o conselho passou a ter dois auditórios, com as inaugurações do Auditório Eng. Civil  Waldir Diogo de Siqueira e do Auditório Eng. Agr. José Guimarães  Duque. Citou, ainda, a inauguração de um plenário moderno e funcional, o Plenário Eng. Civil Jaime Câmara Vieira.

Nova gestão
Para a gestão que se inicia, além da continuação das ações que objetivam a modernização do Crea-CE, destacou a determinação em viabilizar a tramitação de todos os documentos e processos de forma virtual, objetivando abolir o uso de papel, facilitando sobremaneira o controle operacional das  tramitações processuais, a celeridade e o acompanhamento em tempo real dos mesmos, em todas as áreas do conselho.

Estão ainda entre os projetos vindouros: a construção e/ou modernização das sedes de inspetorias, dentre as 17 existentes; a inauguração do estúdio da Web TV na sede do Crea; o permanente treinamento e capacitação da fiscalização, colaboradores funcionários  da autarquia,  bem  como,  o treinamento anual dos conselheiros; e  contínua modernização da área da Tecnologia da Informação (TI), objetivando  maior facilidade para as demandas  dos profissionais.

É meta do presidente Victor Frota, ainda, incentivar e apoiar a criação da  Academia Cearense de Engenharia. Adiantou para a plateia que, neste ano, será realizado, conjuntamente com o Confea e a Mútua. o maior evento da engenharia nacional em solo cearense, com cerca de 4.000 participantes. Será a 72ª Soea (Semana Oficial  de  Engenharia  e  Agronomia). Farão parte da programação, também, o segundo Contec (Congresso Técnico Científico) e a primeira Fitec (Feira de Inovação e Tecnologia). O cenário será o Centro de Eventos do Ceará, no período de 15 a 18 de setembro .

A cerimônia terminou com a fala do presidente do Confea,­ eng.  civil  José Tadeu da  Silva, que também foi reeleito em novembro último. Desejou boa sorte ao presidente do Crea-CE, ratificou que o resultado do pleito foi um reconhecimento dos profissionais ao trabalho da primeira gestão e confirmou sua disponibilidade para dar prosseguimento a parceria hoje já existente com o regional do Ceará.



A solenidade foi bastante prestigiada

Fonte: Crea-CE

Fotos: Crea-CE

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.