Conselheira do Crea-ES destaca a importância da criação do Programa de Engenharia e Agronomia Pública e Social

A ex-coordenadora do GT de Engenharia e Agronomia Pública e também conselheira do Crea-ES, Eng. Civil Ana Cristina Achá de Estrada Valle, fez um balanço do ano de 2014 e disse que as primeiras ações do Grupo foram realizadas com êxito. Segundo ela, o foco de trabalho foi a criação e instalação do Programa de Engenharia e Agronomia Pública e Social no município de Santa Maria de Jetibá.

“Tivemos ações importantes que foram conquistadas com sucesso em 2014 e que devem ser ampliadas em 2015. Criamos e levamos o programa de Engenharia e Agronomia Pública e Social para Santa Maria e fizemos no final do ano uma reunião de avaliação, onde se afirmou aquilo que já esperávamos”, disse a conselheira.

O programa consiste em oferecer assistência técnica gratuita na área da Agronomia ao pequeno agricultor, colocando o conhecimento tecnológico a serviço da sociedade, bem como a orientação mútua quanto à legislação e normas que regulamentam a atuação de cada uma das partes envolvidas.
Segundo Ana, o próximo profissional que assumir a coordenação do GT deverá dar continuidade às ações que estão sendo feitas no sentido de ampliar o programa a outros municípios. “A tendência é levar o projeto a outros municípios do interior do Estado que necessitam de assistência técnica gratuita para o sustento de suas propriedades, garantindo a qualidade da produção agrícola que chega a mesa dos capixabas”.

Ela disse ainda que é interessante a discussão no sentido de incluir o programa em outras modalidades da Engenharia. “Para 2015 seria importante pensar em criar e implantar o mesmo programa no âmbito da Engenharia Civil, por exemplo, onde seria possível oferecer assistência técnica gratuita por meio de parcerias, à população de baixa renda que pretende construir ou reformar suas casas”, completou.

 

Fonte: Crea-ES

Foto: Crea-ES

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.