Confea realizou em dezembro sua 9ª Sessão Plenária Extraordinária de 2014

Foi realizada no dia 29 de dezembro de 2014, a 9ª Sessão Plenária Extraordinária do Confea, que teve a aprovação de quatro das cinco deliberações apresentadas pela Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS) logo no início da reunião. O presidente da Conselho, engenheiro civil José Tadeu da Silva, esteve à frente dos trabalhos, que foram, ainda, acompanhados pelo presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros.

Antes do início da leitura das deliberações da CCSS, o conselheiro José Geraldo Baracuhy, sugeriu retirar de pauta a deliberação que propõe mudanças no processo eleitoral do Sistema Confe/Crea, implementando a eleição via internet e a ampliação dos mandatos de três para quatro anos, no caso de presidentes do Confea, dos Creas e da Mútua e o fim da reeleição, como acontece atualmente. O plenário foi unânime ao concordar com a proposta de se retirar o tema de pauta, a fim de ser mais bem analisado, já que as alterações, caso aprovadas, só passam a vigorar em 2017.

As deliberações da CCSS foram lidas pelo conselheiro Mário Amorim, a pedido da coordenadora da Comissão, conselheira  Ana Constantina de Azevedo. Eles conseguiram concordância do plenário em quatro decisões tomadas pela comissão: Não aprovar o plano de trabalho apresentado pelo Crea-BA, referente ao Programa de Estruturação Tecnológica de Sedes e Inspetorias – II-D e arquivamento do processo; acatar a solicitação do Crea-RO de parcelamento do saldo devedor relativo às cotas de particionamento na origem, referentes aos meses de agosto e setembro de 2014, e aos repasses do Prodesu referentes aos meses de agosto, setembro e outubro de 2014, e determinar que o saldo devedor seja quitado em 12 parcelas sucessivas no período de janeiro a dezembro de 2015; Homologar a 2ª  Reformulação Orçamentária do Crea-RR relativa ao exercício 2014, e a proposta orçamentária do Crea-MA relativa ao exercício 2015 e recomendar ao Crea-MA que, ao elaborar proposta orçamentária, observe o prazo para apresentação da proposta ao Confea.

Um pedido de vista, apresentado por Baracuhy, adiou a decisão do plenário  sobre a deliberação 271/2014 que trata da não homologação da Terceira Reformulação Orçamentária do Crea-RS relativa ao exercício 2014. Para o Regional, há ainda a recomendação de que desenvolva ações arrecadatórias, aprimorando os procedimentos de fiscalização e um rígido controle das despesas, visando suportar seus custos operacionais.

Cais obtém aprovação para formar o GT ExpoFitec e realização do encontro de representantes 

O coordenador-adjunto da Cais, conselheiro Leonides Alves da Silva Neto, relatou os processos que mereceram atenção da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) e viu aprovada a Deliberação 0449, de 2014, que trará da instituição do Grupo de Trabalho ExpoFitec, com o objetivo de acompanhar e sugerir procedimentos para viabilizar a realização da Feira Internacional de Inovação e Tecnologia, a ser realizada em setembro de 2015, juntamente com a 72ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, na cidade de Aracaju, capital do Sergipe.

O Grupo de Trabalho será constituído por três conselheiros federais indicados pelo Plenário e dois especialistas indicados pela Cais e homologados pelo Plenário do Confea. Pelo plenário, Leonides já foi indicado, na qualidade coordenador do GT ExpoFitec., juntamente com os conselheiros Ana Constantina e Júlio Fialkoski. Mário Amorim e Marcelo Moraes participarão como  especialistas. 

Com a reunião de instalação marcada para 27 de janeiro do ano que vem,  o GT apresentará proposta de calendário para análise e decisão do Conselho Diretor, e terá duração de 180 dias, contados a partir da reunião de instalação. Ao final do trabalho o grupo deverá apresentar relatório conclusivo à Cais visando possibilitar a análise pela comissão e a subsequente apreciação pelo plenário.

A Cais aprovou ainda a instituição da comissão temática Novos Engenheiros, a ser composta por um representante de cada comissão permanente do Confea e um representante do Crea Júnior/Jovem de cada região geográfica brasileira. Diferentemente dos GTs, as comissões são permanentes, e a Novos Engenheiros também terá Leonides como coordenador. Na aprovação do plenário, há a sugestão de que os Creas Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste indiquem o representante do Crea Júnior/Jovem de cada região geográfica. A reunião de instalação já está agendada para 26 de janeiro próximo.

 

Fonte: Confea

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.