Diretor de Tecnologia da Mútua é homenageado com o Troféu Crea-CE 2014


Salvador (ao centro) recebeu o troféu do presidente do Crea-CE, Victor Frota (à esquerda) e do diretor-presidente da Mútua, Cláudio Calheiros

Em solenidade alusiva ao Dia do Engenheiro e também pelos 81 anos de criação do Sistema Confea/Crea (comemorados em 11 de dezembro), o diretor de Tecnologia da Mútua, engenheiro eletricista Antonio Salvador da Rocha, foi homenageado pelo Crea-CE com o Troféu Crea-CE 2014, concedido a profissionais da Engenharia e personalidades cearenses pela prestação de serviços relevantes ao Sistema, bem como ao desenvolvimento tecnológico do Estado e da Nação. A cerimônia de entrega foi realizada na sexta-feira (19), na Sede do Crea-CE, em Fortaleza.

Também receberam a honraria o ex-presidente do Crea-CE, Otacílio Borges Filho, atual secretário adjunto da Secretaria de Infraestrutura do Ceará que, na solenidade, representou o governador do Estado, engenheiro civil Cid Ferreira Gomes, o engenheiro civil e consultor Roberto Ribeiro, e, in memoriam, o engenheiro civil e de Minas José Lins de Albuquerque e o engenheiro agrônomo José Júlio de Ponte Filho.

As homenagens representam um reconhecimento aos profissionais e personalidades cearenses dos mais diversos segmentos, que prestaram ou prestam serviços relevantes ao sistema profissional, ao desenvolvimento tecnológico e ao engrandecimento da Engenharia no Estado e no País, ratificou o presidente do Crea-CE, engenheiro civil Victor Frota Pinto. “Muitas dessas pessoas nos ajudaram a expandir e modernizar o Conselho ou contribuíram, com o seu saber, para a evolução dos profissionais do Sistema”, destacou o presidente. 

O diretor-presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros, saudou a todos e parabenizou Victor Frota Pinto por sua reeleição como presidente do Crea-CE. Enfatizou a grande responsabilidade que será para a autarquia receber, em Fortaleza, a 72ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA). “Será um trabalho árduo para o Crea-CE e a parceria com o Confea e demais instituições que compõem o Sistema será muito importante”, frisou, desejando sucesso ao Regional e ratificando que a Mútua está aberta para contribuir com o Crea e seus profissionais. 


A mesa solene da homenagem foi composta por lideranças nacionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, autoridades e dirigentes de entidades do Ceará

Trófeu Crea-CE 2014

O diretor executivo da Mútua Salvador da Rocha, que é ex-presidente do Crea-CE, ex-conselheiro federal e professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) – tendo ocupado, inclusive, o cargo de pró-reitor de extensão -, em seu discurso de agradecimento pela homenagem, ressaltou sua emoção e disse se sentir honrado por tal congratulação. “Certamente a homenagem foi em reconhecimento ao esforço que tenho feito para desenvolver as atividades e missões que a vida me impôs. Desde cedo aprendi que é possível enfrentar e vencer qualquer desafio, desde que haja tempo e dedicação para realizar aquilo que é necessário”, avaliou.

Falando em nome de todos os homenageados da noite, Salvador comentou, ainda, que este fato o deixava igualmente honrado e orgulhoso por estar ao lado de baluartes da Engenharia cearense e pela oportunidade de agradecer em nome dos demais laureados. “Esses profissionais homenageados pelo Crea-CE honraram e se destacaram no mister de transformar o meio ambiente, com novas tecnologias e o uso racional de energia e dos bens naturais. Minha responsabilidade é grande, para expressar o sentimento dos três colegas, seja pela qualificação profissional dos homenageados, seja pelo exemplo de vida de cada um deles”, ponderou.

Elencando um a um, o diretor da Mútua falou sobre a trajetória profissional dos homenageados, justificando, assim, o merecimento pelo troféu recebido. Ao final, Salvador fez um agradecimento especial ao Crea-CE e lembrou dos profissionais homenageados na primeira edição do Troféu. “Receber o reconhecimento de nosso Conselho profissional pelo trabalho individual de cada um de nós e por, a partir desta data, sermos incluídos na seleta galeria de personalidades agraciadas, como aqueles que foram homenageados em 2013 – o governador Cid Gomes, os mais antigos profissionais registrados no Crea-CE, engenheiro civil José Osvaldo Pontes e engenheiro agrônomo Ary Gadelha de Alencar Araripe, e, in memoriam, os ex-governadores César Cals e Virgílio Távora -, é uma grande honra! Por isso, agradecemos ao presidente do Crea-CE, engenheiro civil Victor Frota, e aos Conselheiros do Crea-CE pela honra, em nome dos homenageados e de seus familiares”, concluiu.

Estiveram presentes à solenidade o vice-presidente do Confea, engenheiro civil e mecânico Júlio Fialkoski,  o reitor da Universidade Federal do Ceará, engenheiro mecânico Jesualdo Pereira Farias, o presidente do Clube de Engenharia do Ceará, engenheiro industrial e metalúrgico Luiz Ary Romcy, e o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Civil (AENC-CE), engenheiro civil Lytelton Rebelo Forte. Também prestigiaram a cerimônia conselheiros e ex-conselheiros regionais e profissionais da área tecnológica cearense.

Na ato ocorreu, ainda, a entrega da placa de colaborador emérito, tendo sido homenageados o ex-ministro do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Diniz de Aguiar, o desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará membro da 5ª Câmara Cível do TJC, Carlos Alberto Fortes, o professor e ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador José Acrisio Sena, o atual presidente da Câmara Municipal de Fortaleza e deputado estadual eleito Walter Lima Frota Cavalcante, e o professor e procurador do Estado Francisco Antônio Nogueira Bezerra.

 

Fonte: Acme/Mútua

Fotos: Crea-CE

Compartilhe essa postagem:

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.